Dicas Gestão de Pessoas

4 erros de gestão de recursos humanos que sua empresa não pode cometer

Escrito por HCM

A gestão de recursos humanos é, sem dúvida, um dos processos mais desafiadores de qualquer empresa. Isso porque é a parte que lida com pessoas e a individualidade de cada um, além de seguir complexas leis trabalhistas. É por isso que o departamento de RH é essencial em todas as organizações. Erros nos processos de gestão de pessoas podem afetar um negócio de maneiras bem graves.

Para começar, o turnover pode se tornar comum em uma companhia que não se importa com as pessoas. Rescisão, recrutamento e contratação são processos bastante caros. A queda na produtividade também pode acontecer por desmotivação de funcionários, o que não é nada positivo.

Listamos os principais erros (e como corrigi-los) que as empresas cometem na gestão de RH e como eles afetam seu negócio. Quer saber quais são? Então continue lendo este post!

1. Não ter processos definidos

Qualquer departamento, para funcionar com excelência, deve ter seus processos muito bem desenhados e definidos. Toda atividade que queira gerar resultados deve ser muito bem orientada e padronizada, visando sempre uma otimização. Processos definidos auxiliam desde o planejamento até a execução das atividades, as quais podem ser muito mais assertivas e alinhadas com a estratégia da empresa.

É preciso documentar tudo, mesmo que isso pareça bastante burocrático. Invista em fluxogramas, manuais, formulários. Enfim, use e abuse da criatividade para melhorar processos de recrutamento, treinamento, avaliação de desempenho etc.

2. Não levar os processos seletivos a sério

Os colaboradores são aquilo que a empresa tem de mais precioso. Um time harmonioso e motivado consegue apresentar resultados excelentes. Pensando nisso, é preciso escolher as pessoas com o perfil correto para se contratar.

Algumas organizações realizam processos seletivos repetitivos e maçantes, que muitas vezes não analisam o candidato como um todo. Hoje, além de habilidades técnicas, é preciso conhecer a fundo os traços da personalidade de alguém.

Um processo seletivo bem feito ajudará na retenção de talentos, pois a empresa estará contratando pessoas que estão alinhadas com os seus valores. Isso torna a adaptação do funcionário muito mais natural.

3. Não conversar com as pessoas

Parece até um absurdo falar que um departamento de RH não conversa com os colaboradores, mas isso é mais comum do que se pode imaginar. Entender as necessidades dos funcionários, tal como o clima organizacional, é fundamental na gestão de recursos humanos.

Afinal, boa parte das práticas de gestão de pessoas está relacionada ao bem-estar dos colaboradores. E quem melhor para dizer o que os faz feliz, senão eles mesmos? Porém, a comunicação deve ser uma via de mão dupla. O RH também deve dar feedbacks e pareceres sobre o panorama da empresa para demonstrar confiança aos funcionários.

4. Ignorar os avanços tecnológicos

Os profissionais de RH devem estar sempre atentos às novidades sobre técnicas de gestão de pessoas. Isso também inclui os avanços tecnológicos que aparecem para atualizar e otimizar os processos das empresas.

A adoção de softwares que integrem todas as áreas de uma companhia pode ser muito importante para mantê-la bem colocada dentro de um cenário competitivo. Quem não se atualiza fica para trás!

Esses são alguns erros que podem acontecer na gestão de recursos humanos. Identificá-los e corrigi-los, tal como implementar mudanças para otimizar os processos pode ser bastante trabalhoso. Para ajudá-las, as empresas podem contar com consultorias especializadas no assunto.

Gostou deste conteúdo e acha que pode ser útil para alguém? Então compartilhe nas suas redes sociais para todo mundo ficar sabendo!

Sobre o autor

HCM

O Grupo HCM presta serviços atualmente em duas linhas de negócios: HCM Consulting e HCM Terceirização.

HCM Consulting: Serviço de consultoria, desenvolvimento, capacitação e desenho de processo no produto Totvs HCM – Linha Datasul. Além disso somos especialistas em eSocial tendo solução própria de Mensageria.

HCM Terceirização: Possuímos uma estrutura robusta para o processamento da folha de pagamento. Atendendo a todos os ERPs do mercado, garantimos o atendimento das obrigações legais e recolhimento dos tributos, incluindo principalmente as exigências do eSocial.

E vamos além, fornecemos uma completa tecnologia de acesso as informações através de ferramentas web que permitem que os gestores vejam os dados de sua equipe, como organograma, programação de férias, gestão do ponto, entre outros. O próprio colaborador tem acesso ao Envelope de Pagamento Digital, Informe de Rendimento, Solicitação de Férias e Banco de Horas.

Deixar comentário.

Share This