Dicas

8 sinais de que sua empresa precisa de consultoria de RH

Escrito por HCM

Muitas empresas optam pela contratação de uma consultoria quando se deparam com situações desfavoráveis e que são cruciais para o crescimento da organização. A consultoria age realizando um diagnóstico da empresa e estudando seus dados para conseguir encontrar as oportunidades e falhas nos processos e desenvolver planos de ação direcionados. Isso não é diferente quando o assunto é consultoria de RH.

A empresa pode optar por contratar uma consultoria especializada em um determinado campo de atuação ou uma consultoria que englobe todos os processos existentes. A decisão vai de acordo com o que o empresário julgar viável no momento ou conforme os processos mais críticos quando a empresa tiver recursos limitados de investimento.

O setor de recursos humanos funciona como o coração da empresa pois são os funcionários os responsáveis pelos resultados e crescimento. Quando este setor não está bem, os demais setores da empresa são diretamente afetados de forma negativa.

Portanto, listamos alguns sinais que identificam a necessidade do investimento em consultoria de RH. Confira!

Dificuldade em promover

O RH é muito valorizado pela sua capacidade de desenvolver e reter talentos. Quando a empresa tem dificuldades em promover colaboradores, significa que existe um problema na atuação do RH.

Estes problemas podem ter sido originados de um processo de contratação ineficiente, má gestão de talentos, desmotivação da equipe, salários e benefícios oferecidos não atrativos, perda de funcionários para a concorrência e uma série de outros fatores.

Em longo prazo, essa dificuldade em promover colaboradores vai resultar em uma queda nos resultados e em uma mudança involuntária da cultura organizacional.

Alta rotatividade

A alta rotatividade de colaboradores, também conhecido como turnover, demonstra que a empresa não está mais atrativa na visão dos funcionários e que o RH não conseguiu identificar essa desmotivação ou não soube como agir de maneira eficiente.

O turnover obriga a empresa a gastar com processos de desligamento, contratação, admissão, exames e treinamentos: valores que poderiam ser destinados para o crescimento da empresa.

Em tempos de crise, a empresa que não consegue controlar a rotatividade de sua equipe, diminui sua capacidade competitiva, pois, além dos gastos, a empresa também perde talentos e conhecimento para a concorrência.

Baixa produtividade

A desmotivação e a falta de treinamentos resultam na baixa produtividade da equipe e, consequentemente, na queda dos lucros da empresa. Junto com a baixa produtividade também podem aparecer altos índices de absenteísmo e atrasos de funcionários. Isso indica que os colaboradores estão insatisfeitos com a empresa e que a gestão não está sendo eficiente.

Por mais que a empresa esteja bem estruturada, com um quadro completo de funcionários competentes e possua os recursos necessários, se não houver uma boa gestão de pessoas, os colaboradores não vão render tanto quanto o esperado e a organização pode trazer resultados negativos.

A baixa produtividade também pode ser consequência de processos mal definidos e da má comunicação entre gestores e equipe, que geram ruídos na comunicação organizacional e falta de comprometimento dos funcionários.

Apatia perante os problemas

Quando os colaboradores não se comprometem e nem se envolvem nos problemas apresentados na empresa, significa que estão desmotivados ou querem derrubar o gestor. Tanto uma opção quanto a outra demonstram que existe um problema muito grande na gestão dos recursos humanos e a empresa precisa agir imediatamente para não ter perdas maiores.

Se os gestores não valorizam as sugestões de melhoria, não envolvem os colaboradores nas decisões ou não estão abertos a mudanças, não será possível influenciar pessoas e envolvê-las no crescimento da organização.

Clima organizacional ruim

O clima organizacional ajuda na identificação do clima do ambiente de trabalho conforme a percepção dos colaboradores. As pesquisas de clima devem ser realizadas periodicamente para que o gestor consiga detectar as oportunidades e criar planos de ação quando os problemas de relacionamento e a insatisfação ainda estão no início.

Quando os problemas continuam os mesmos e são resistentes aos planos de ação desenvolvidos, significa que o gestor não está sendo eficiente em suas ações e não está conseguindo diagnosticar corretamente o que está causando a insatisfação da equipe.

Esse problema afeta diretamente os outros apontados acima, pois dificilmente um funcionário conseguirá ser produtivo, trabalhar motivado e se comprometer com o crescimento da empresa se o ambiente em que está inserido não é agradável.

Treinamentos não são eficazes

Os treinamentos são investimentos feitos pela empresa que visam o desenvolvimento de seus profissionais e a capacitação dos colaboradores. A realização desses treinamentos demanda tempo do gestor, que precisa planejar, divulgar, organizar, preparar o conteúdo e garantir que os resultados aparecerão.

Quando os treinamentos não estão tendo o retorno esperado, é necessário fazer uma análise e verificar em qual etapa o gestor está falhando. A consultoria ajuda no preparo de um treinamento mais eficiente e na preparação do gestor para desenvolver corretamente o treinamento, além de anular as falhas e otimizar os resultados.

Dificuldade em criar a cultura organizacional

A cultura organizacional engloba o conjunto de valores, a missão e a visão que regem o comportamento e direcionamento de uma empresa. A cultura cria uma identidade para a instituição e permite que o gestor realize os processos de contratação mais focados no perfil que a empresa busca em seus profissionais e oriente as ações dos colaboradores.

Quando o processo de contratação não é feito com base na cultura da empresa e não existem ferramentas que a fortaleçam, o gestor encontra muitas dificuldades em criar a identidade para a organização.

Falta de estratégia também pode ser solucionada com uma consultoria de RH eficaz

A gestão de pessoas precisa ter um planejamento dos objetivos e ações que serão realizadas para conseguir criar uma estratégia de trabalho. Se os gestores encontram uma dificuldade em desenvolver uma estratégia ou simplesmente atuam sem nenhuma, quer dizer que os demais processos internos estão bagunçados e os recursos humanos não estão sendo geridos corretamente.

Isso faz com que a equipe perca a confiança no gestor e os resultados não apareçam, gerando desmotivação, mais cobrança e gasto de energia em uma atividade que não está trazendo o retorno esperado.

A consultoria de RH consegue resolver todas essas falhas de gestão apontadas acima e contribuir para o crescimento contínuo da organização. Por meio da análise de perfil da empresa, planejamento, execução das ações e da análise dos resultados, a consultoria de RH realiza seu trabalho priorizando as ações emergenciais e traz resultados imediatos para o negócio.

A HCM Consulting possui uma equipe altamente capacitada e com experiência de mercado que você pode contar. Conheça agora o serviço de Terceirização da Folha de pagamento  e deixe que especialistas cuidem desta parte para você.

 

Sobre o autor

HCM

O Grupo HCM presta serviços atualmente em duas linhas de negócios: HCM Consulting e HCM Terceirização.

HCM Consulting: Serviço de consultoria, desenvolvimento, capacitação e desenho de processo no produto Totvs HCM – Linha Datasul. Além disso somos especialistas em eSocial tendo solução própria de Mensageria.

HCM Terceirização: Possuímos uma estrutura robusta para o processamento da folha de pagamento. Atendendo a todos os ERPs do mercado, garantimos o atendimento das obrigações legais e recolhimento dos tributos, incluindo principalmente as exigências do eSocial.

E vamos além, fornecemos uma completa tecnologia de acesso as informações através de ferramentas web que permitem que os gestores vejam os dados de sua equipe, como organograma, programação de férias, gestão do ponto, entre outros. O próprio colaborador tem acesso ao Envelope de Pagamento Digital, Informe de Rendimento, Solicitação de Férias e Banco de Horas.

Deixar comentário.

Share This