Legislação e Tributação

Auditoria na folha de pagamento: entenda como ela é realizada

Escrito por HCM

A auditoria é um processo que, em resumo, consiste em uma revisão de algo realizado por alguém ou uma empresa. Isso pode se dar em relação a demonstrações financeiras, transações e operações empresariais, por exemplo. É por meio dela que se pode garantir a fidelidade dos registros, gerar credibilidade aos processos e identificar deficiências no seu controle interno, atuando na resolução de problemas.

Nesse sentido, quando falamos em auditoria na folha de pagamento, estamos nos referindo ao procedimento que visa a minimização de ameaças de multas, bem como de reclamatórias trabalhistas e outros erros e prejuízos provenientes das rotinas auditadas. Tudo visando a melhoria da atividade administrativa dos funcionários.

Vamos nos aprofundar no assunto na sequência, com foco na demanda criada pelo SPED. Saiba mais e entenda como a auditoria pode ser um diferencial em tempos de eSocial.

O eSocial e a nova realidade

A ideia do Governo Federal é fazer do eSocial um mecanismo para unificar o envio de informações relativas aos funcionários das empresas, o que tem a ver diretamente com a folha de pagamento. Dados que vão desde a admissão até a demissão de um funcionário precisam ser coletados de maneira adequada para que sua apresentação seja feita corretamente no sistema.

Isso tem a ver com a necessidade de unificação de dados, uma vez que todos os empregadores precisarão utilizar o eSocial para fazer registros dos eventos relativos às relações de trabalho, tais como admissão, aviso prévio, demissão e concessão de licenças.

Se antes a prestação de contas atendia a órgãos diferentes, agora tudo se direciona ao eSocial.

Novas exigências em relação à folha de pagamento

Com esse novo sistema, obrigações como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) deixam de ser exigidas, uma vez que as informações recebidas são compartilhadas entre a Caixa Econômica Federal, o Ministério do Trabalho e a Previdência Social.

Por um lado, isso é vantajoso, pois simplifica a ação dos responsáveis pelos envios; por outro, traz novas exigências em relação à folha de pagamento. Para que o governo garanta maior controle sobre as informações, é preciso, da parte das empresas, atenção aos detalhes para evitar dores de cabeça em função de erros nos envios.

O papel da auditoria na folha de pagamento

Uma auditoria é capaz de revisar todos os documentos da sua organização de acordo com as exigências do Ministério do Trabalho e do INSS. Além disso, ela ajudará sua companhia a revisar e criar novos controles internos preventivos e a se prevenir de passivos perante impostos como o INSS, o FGTS e o IRRF.

De uma maneira geral, esse poderá ser o diferencial para que a sua empresa tenha como analisar todas as rotinas e, consequentemente, evitar erros antes que o envio para o eSocial aconteça.

Esse serviço vai ajudar sua empresa em procedimentos que garantirão a ela a segurança necessária para evitar problemas e multas dos órgãos oficiais em função da inadequação ao eSocial.

A ideia é que todos os detalhes a respeito do trabalhador, que vão desde sua admissão até a rescisão do contrato, sejam controlados adequadamente, de maneira que a empresa não sofra com equívocos, compreensão inadequada das leis e/ou outros inconvenientes.

Em resumo, a auditoria da folha será o grande recurso que a sua organização terá à disposição para evitar o surgimento de ações trabalhistas e penalizações.

A auditoria na folha de pagamento é apenas um dos temas que você precisa dominar para se adequar às exigências do eSocial.

E para você se focar no que realmente interessa, é de se avaliar a terceirização de alguns serviços. 

A HCM Consulting possui uma equipe altamente capacitada e com experiência de mercado que você pode contar. Conheça agora o nosso serviço de Terceirização da Folha de pagamento  e garanta, também, a entrega dos dados para o eSocial de forma correta.

Se desejar conferir mais conteúdo como este, não deixe de assinar a nossa newsletter e se precisar tirar alguma dúvida sobre o assunto, fale com a gente, fale com um especialista.

Sobre o autor

HCM

O Grupo HCM presta serviços atualmente em duas linhas de negócios: HCM Consulting e HCM Terceirização.

HCM Consulting: Serviço de consultoria, desenvolvimento, capacitação e desenho de processo no produto Totvs HCM – Linha Datasul. Além disso somos especialistas em eSocial tendo solução própria de Mensageria.

HCM Terceirização: Possuímos uma estrutura robusta para o processamento da folha de pagamento. Atendendo a todos os ERPs do mercado, garantimos o atendimento das obrigações legais e recolhimento dos tributos, incluindo principalmente as exigências do eSocial.

E vamos além, fornecemos uma completa tecnologia de acesso as informações através de ferramentas web que permitem que os gestores vejam os dados de sua equipe, como organograma, programação de férias, gestão do ponto, entre outros. O próprio colaborador tem acesso ao Envelope de Pagamento Digital, Informe de Rendimento, Solicitação de Férias e Banco de Horas.

Deixar comentário.

Share This