Dicas Gestão de Pessoas

Benefícios corporativos: saiba como podem ser usados nas empresas!

Escrito por HCM

Você já parou para pensar que benefícios corporativos podem ser ótimos dentro das estratégias de retenção de talentos na sua empresa? Além disso, é possível obter inúmeras outras vantagens ao oferecê-los aos seus colaboradores.

As possibilidades são infinitas: podem começar nos benefícios mais comuns, como vale-alimentação, até alguns mais sofisticados, como investimento em cursos, plano odontológico etc. Cada um deles apresenta suas vantagens e particularidades. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, siga lendo este post!

O que são benefícios corporativos?

Benefício corporativo é tudo aquilo que uma empresa concede ao seu colaborador que vai além de suas obrigações na CLT. É uma maneira de oferecer a ele uma melhor qualidade de vida, tornando sua empresa mais competitiva. Os benefícios corporativos são extremamente estratégicos, mas falaremos mais sobre isso a seguir!

Por que eles são estratégicos?

Imagine-se como um profissional buscando uma nova posição no mercado de trabalho. Imagine também que as diferenças salariais não mudam muito de uma empresa para outra, mas em uma os benefícios são maiores ou mais atrativos. Em qual você escolheria trabalhar? Talvez você nem precise imaginar, pois já esteve nessa situação em algum momento da vida, não é mesmo?

Portanto, é fácil perceber que os benefícios corporativos são uma ótima maneira de fazer com que o profissional se sinta valorizado, sendo uma estratégia importante na atração e retenção de talentos. Mas os benefícios apresentam muitas outras vantagens para a própria empresa que os concede.

Por exemplo: ao conceder benefícios relacionados à saúde e bem-estar, pode-se melhorar os índices de abstenção por motivos de saúde e o aumento da produtividade, consequência de uma melhoria na qualidade de vida.

Outro exemplo são os benefícios relacionados à educação, que além de elementos motivadores, são extremamente benéficos para uma organização, que terá um profissional cada vez mais capacitado dentro de seu quadro de funcionários.

Como aplicá-los?

Escolher quais são os benefícios corporativos ideais para sua organização é uma tarefa bastante complicada. Muitos pontos devem ser avaliados, como o orçamento e o perfil dos funcionários, que devem ter voz no momento da escolha.

Se a dificuldade for muito grande no momento da escolha, recomenda-se procurar consultorias especializadas, que costumam ser neutras na proposta de soluções e já possuem grande experiência no que fazem.

Quais são os benefícios mais comuns?

Como dissemos, a gama de benefícios que podem ser concedidos é muito grande, o que pode dificultar na hora da escolha. Citaremos alguns para auxiliá-lo nesse processo. Vamos lá?

Assistência médica

Normalmente oferecido em forma de plano de saúde, é uma maneira de garantir o bem-estar do trabalhador. É uma maneira de preencher necessidades básicas sem aumento salarial. Esse tipo de benefício pode vir a diminuir absentismos ou afastamentos, como também já falamos anteriormente. 

Vale-alimentação

A adoção de vale-alimentação e vale-refeição tem sido cada vez mais comum nas empresas. Como grandes vantagens, podemos citar os benefícios fiscais (até 4% do valor utilizado pode ser deduzido do imposto de renda) e a fácil logística de distribuição. Para o funcionário, a grande vantagem é a flexibilidade na escolha dos produtos, de acordo com sua preferência e necessidade.

Plano odontológico

Cada vez mais comum, um plano odontológico interfere na autoestima de um funcionário, consequentemente refletindo na sua produtividade. Assim como no vale-alimentação, há benefícios fiscais no imposto de renda. É um investimento de relativo baixo custo quando comparado a outros benefícios.

Convênios com escolas de idiomas

Como uma maneira de incentivar a educação, algumas empresas estão optando por fazer parcerias com escolas de idiomas, visando oferecer descontos para funcionários. Assim, seu colaborador estará se capacitando cada vez mais, o que melhorará seu desempenho no dia a dia.

Esses são só alguns dos benefícios corporativos mais comuns. Consegue pensar em outros? Entendeu como eles podem ser bastante estratégicos? Como você pretende introduzi-los?

E para se focar no que realmente interessa, é de se avaliar a terceirização de alguns serviços. 

A HCM Consulting possui uma equipe altamente capacitada e com experiência de mercado que você pode contar. Conheça agora o nosso serviço de Terceirização da Folha de pagamento  e garanta, também, a entrega dos dados para o eSocial de forma correta.

Além de terceirização, a HCM Consulting presta consultoria externa (no ambiente do cliente) e interna (acesso remoto), desenvolvimento de soluções práticas, capacitações, desenho de processos e consultoria telefônica para usuários dos módulos do produto Totvs HCM – Linha Datasul®.

Precisa de consultoria? Clique no botão ↴ 

 

Sobre o autor

HCM

O Grupo HCM presta serviços atualmente em duas linhas de negócios: HCM Consulting e HCM Terceirização.

HCM Consulting: Serviço de consultoria, desenvolvimento, capacitação e desenho de processo no produto Totvs HCM – Linha Datasul. Além disso somos especialistas em eSocial tendo solução própria de Mensageria.

HCM Terceirização: Possuímos uma estrutura robusta para o processamento da folha de pagamento. Atendendo a todos os ERPs do mercado, garantimos o atendimento das obrigações legais e recolhimento dos tributos, incluindo principalmente as exigências do eSocial.

E vamos além, fornecemos uma completa tecnologia de acesso as informações através de ferramentas web que permitem que os gestores vejam os dados de sua equipe, como organograma, programação de férias, gestão do ponto, entre outros. O próprio colaborador tem acesso ao Envelope de Pagamento Digital, Informe de Rendimento, Solicitação de Férias e Banco de Horas.

Deixar comentário.

Share This