Dicas

Carga Tributária: 3 dicas essenciais para reduzi-la na sua empresa

Escrito por HCM

Como sabemos, o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos, burocráticos e confusos em todo o mundo, e muitas vezes, por desconhecer as formas para se reduzir a carga tributária, várias empresas pagam valores altos em impostos.

Felizmente, nem todos os métodos são pouco conhecidos. Muitos podem ser facilmente aplicados em sua empresa, desde que você saiba quais informações buscar e onde. E o interessante é que eles valem para negócios de diversos portes. Logo, com um estudo detalhado da atividade exercida por sua empresa e com uma análise do faturamento e das despesas previstas no orçamento anual, você pode buscar a melhor forma de tributação, possibilitando assim reduzir seus gastos com impostos.

Para ajudar, trouxemos, neste conteúdo, 3 dicas para reduzir a carga tributária em seu negócio. Confira!

Escolha o melhor regime tributário

Dentro do Brasil, há 4 formas de enquadrar sua empresa juridicamente, o que afeta a forma como você paga seus tributos. Cada opção possui seus prós e contras em relação ao custo final da carga tributária. Estes regimes são:

  1. Simples Nacional: é restrito a pequenos negócios, mas permite que o dono pague todos os tributos em uma única guia, a DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional, facilitando a organização
  2. Lucro Real: exige mais declarações por ano, mas também proporciona menor custo para empresas com baixa margem de lucro
  3. Lucro Presumido: nesse caso, a alíquota incide sobre o lucro previsto, o que beneficia negócios que costumam exceder tais expectativas
  4. Lucro Arbitrado: por último, o menos conhecido de todos os regimes, o Lucro Arbitrado é utilizado quando não houver possibilidade de definir a performance financeira da empresa, por exemplo, quando revelar evidentes indícios de fraudes

Cada regime possui certas regras, restrições e diferentes formas de pagamento. Dependendo da realidade da sua empresa e do contexto pelo qual você passa, vale a pena mudar seu regime tributário para conseguir um valor melhor.

Busque incentivos fiscais

O objetivo dos impostos é dar ao Estado e aos órgãos públicos o orçamento que precisam para se sustentarem e realizarem investimentos para a população. Porém, quando a empresa investe em uma área que o Estado precisa ou presta algum benefício público, é possível conseguir uma dedução deste valor.

Essencialmente, tratam-se dos incentivos fiscais, ou seja, se a sua empresa pode fazer algo que garanta incentivo fiscal, então todos saem ganhando.

Sempre faça um planejamento tributário

Um dos maiores erros na hora de reduzir a carga tributária de uma empresa é não se preparar com antecedência. Realizar um planejamento adequado em sua gestão, simulando diferentes contas e orçamentos, é fundamental para evitar alguns custos inesperados.

Ainda, caso necessário, faça essas simulações em diferentes regimes. Assim você saberá qual deles é realmente o mais vantajoso dentro do seu contexto.

Com essas dicas, você já pode começar a reduzir a carga tributária na sua empresa e melhorar suas finanças. Se quiser continuar recebendo mais orientações como essas, assine nossa newsletter com os melhores conteúdos disponíveis em primeira mão.

Confira os últimos conteúdos lançados no blog:
4 erros de gestão de recursos humanos que sua empresa não pode cometer
Automação e RH: entenda o que precisa ser avaliado
Veja 5 vantagens de contratar uma consultoria técnica agora

Sobre o autor

HCM

O Grupo HCM presta serviços atualmente em duas linhas de negócios: HCM Consulting e HCM Terceirização.

HCM Consulting: Serviço de consultoria, desenvolvimento, capacitação e desenho de processo no produto Totvs HCM – Linha Datasul. Além disso somos especialistas em eSocial tendo solução própria de Mensageria.

HCM Terceirização: Possuímos uma estrutura robusta para o processamento da folha de pagamento. Atendendo a todos os ERPs do mercado, garantimos o atendimento das obrigações legais e recolhimento dos tributos, incluindo principalmente as exigências do eSocial.

E vamos além, fornecemos uma completa tecnologia de acesso as informações através de ferramentas web que permitem que os gestores vejam os dados de sua equipe, como organograma, programação de férias, gestão do ponto, entre outros. O próprio colaborador tem acesso ao Envelope de Pagamento Digital, Informe de Rendimento, Solicitação de Férias e Banco de Horas.

Deixar comentário.

Share This