Dicas Gestão de Pessoas

Confraternização de empresas: como motivar a equipe a participar

Escrito por HCM

A confraternização de empresa é um momento de celebração, no qual os profissionais são reunidos para comemorar um resultado, uma data ou o fechamento de um ciclo de trabalho. De todo modo, esse evento depende do envolvimento de todos os funcionários.

Portanto, seja uma festa de final de ano ou um almoço para comemorar as metas alcançadas do trimestre, como motivar a equipe a participar?

É preciso encontrar estratégias criativas, por isso reunimos diversas informações sobre o assunto e dicas para motivar o time a participar da confraternização de empresas. Continue a leitura do artigo!

Ofereça prêmios aos funcionários de destaque

Sempre existem funcionários que se destacam no que fazem. Por exemplo, há o que falta menos, o que vende mais e o que melhor produz. Esses méritos precisam ser devidamente premiados, revelando que a organização reconhece os seus talentos.

Para otimizar o efeito motivador, faça da premiação um suspense. Diga que os nomes dos melhores só serão revelados no momento do evento e que esses serão devidamente reconhecidos com premiações financeiras (bonificações ou participação nos lucros) ou não financeiros (viagem ou vaga exclusiva na garagem, por exemplo).

Invista em jogos e dinâmicas em grupo

Toda confraternização deve ter um elemento que gere felicidade, descontração e integração entre seus participantes, caso contrário será apenas mais um encontro burocrático. Aqui, vale a pena apostar em jogos e dinâmicas em grupo.

O famoso “amigo oculto” é um bom exemplo disso. Ele permite que os funcionários conheçam melhor uns aos outros, bem como sejam presenteados por seus colegas de trabalho. Mas é preciso recordar que o presente deve ter valor simbólico. Há também o Karaokê e várias outras atividades em grupo.

Comunique ao time com antecedência

A primeira dica é comunicar ao time com um período razoável de antecedência, por exemplo, 3 semanas antes. Isso porque todos têm um cotidiano ocupado, cheio de compromissos e devem reservar um tempo específico para o evento. Então, avise antes!

Quando um talento é avisado no momento exato do evento, a percepção é que tudo está sendo feito às pressas e sem a devida atenção. Isso gera desmotivação, uma sensação de desorganização, tanto faz participar ou não.

Aposte no discurso da liderança

Os líderes são os principais representantes da equipe, por isso é comum que falem nos momentos de confraternização e reconheçam o bom trabalho realizado. Todavia, é necessário ter atenção para não tornar o momento chato e desprovido de propósito.

Tenha uma coisa em mente: a confraternização não é uma reunião, não é o momento de dar feedback construtivo e muito menos falar do que precisa melhorar. É momento de celebrar, falar de coisas positivas e preparar um discurso que motive todo o time.

Envolva os talentos na organização

Muitos profissionais gostam de se sentir parte do que está sendo feito. Portanto, distribuir pequenas tarefas e envolver os profissionais na organização do evento pode ser uma ótima opção para aumentar o comprometimento. Para tanto, solicite aos talentos que ensaiem uma canção, um discurso ou uma peça teatral, por exemplo.

Enfim, agora você está por dentro do assunto e sabe como motivar a confraternização de empresas. Então, aproveite e organize um excelente evento!

E para se focar no que realmente interessa, é de se avaliar a terceirização de alguns serviços. 

A HCM Consulting possui uma equipe altamente capacitada e com experiência de mercado que você pode contar. Conheça agora o nosso serviço de Terceirização da Folha de pagamento  e garanta, também, a entrega dos dados para o eSocial de forma correta.

Sobre o autor

HCM

O Grupo HCM presta serviços atualmente em duas linhas de negócios: HCM Consulting e HCM Terceirização.

HCM Consulting: Serviço de consultoria, desenvolvimento, capacitação e desenho de processo no produto Totvs HCM – Linha Datasul. Além disso somos especialistas em eSocial tendo solução própria de Mensageria.

HCM Terceirização: Possuímos uma estrutura robusta para o processamento da folha de pagamento. Atendendo a todos os ERPs do mercado, garantimos o atendimento das obrigações legais e recolhimento dos tributos, incluindo principalmente as exigências do eSocial.

E vamos além, fornecemos uma completa tecnologia de acesso as informações através de ferramentas web que permitem que os gestores vejam os dados de sua equipe, como organograma, programação de férias, gestão do ponto, entre outros. O próprio colaborador tem acesso ao Envelope de Pagamento Digital, Informe de Rendimento, Solicitação de Férias e Banco de Horas.

Deixar comentário.

Share This