Dicas

Consultoria organizacional: por que é importante investir?

Escrito por HCM

Uma empresa pode ser definida por sua cultura organizacional. As companhias mais admiradas no mundo, como a Google e a Amazon, prezam por um ambiente interno em que os colaboradores se orgulham do que fazem e se sentem parte do negócio.

E isso é mais do que apenas uma questão de bem-estar. Uma cultura organizacional forte e positiva impulsiona resultados melhores. Mas, para isso, é importante investir em uma consultoria organizacional: um serviço que pode ajudar a colocar a cultura da empresa nos eixos.

Os benefícios de uma consultoria organizacional para a gestão de pessoas e para a cultura da empresa são muitos. Neste artigo, vamos destacar alguns dos mais importantes, que podem ajudar a esclarecer as vantagens deste investimento.

Uma visão externa da cultura organizacional

Uma cultura organizacional negativa é algo tão grave que afeta, inclusive, as pessoas que deveriam bradar pela mudança: o setor de Recursos Humanos. Justamente por isso, uma visão externa que não esteja viciada pelos processos e conflitos internos da organização é importante.

Uma metáfora comum aqui é a de um teatro: o público tem uma visão muito mais completa e abrangente do palco que os atores envolvidos na cena.

Contratar uma consultoria para auxiliar a evolução da cultura organizacional é ter opiniões e conselhos valiosos de quem consegue ver a ‘cena’ completa da empresa.

Neutralidade em conflitos

Uma consultoria organizacional não vai escolher lados em uma briga dentro da empresa contratada. Em qualquer tipo de negócio, existem confrontos de interesse entre áreas, sócios e colaboradores. Mas apesar da disputa ser inevitável, o desfecho não precisa ser destrutivo para a companhia.

E existem alguns conflitos em que é preciso ter mais que habilidade para encontrar uma solução: a imparcialidade é fundamental para uma conclusão que não vai deixar um dos lados se sentindo injustiçado.

Uma consultoria externa chega com essa neutralidade, pois não está emocionalmente envolvida e avalia a disputa de uma forma mais analítica.

A vantagem da experiência colateral

Os problemas são sempre piores quando é a primeira vez. Mas mesmo uma crise inédita em uma empresa muito possivelmente já aconteceu diversas vezes em outras companhias. E consultores podem já ter solucionado esses contratempos mais de uma vez.

A experiência colateral que uma empresa herda quando conta com uma consultoria organizacional chega a ser difícil de mensurar, mas certamente é de grande valor para superar desafios atuais e futuros.

Geralmente, veteranos do mercado ou especialistas reconhecidos, os consultores trazem benefícios que vão além da parte técnica para a cultura organizacional.

A consequência disso é que sua empresa não vai precisar cometer os mesmos erros de outros no passado para ser mais competitiva.

Implementação de novas tecnologias

Para continuar competitiva, uma empresa precisa sempre estar atualizada nas melhores técnicas e tecnologias da sua área. Essa necessidade de adaptação constante não é fácil: as mudanças acontecem cada vez mais rápido e é preciso ter um olho sempre voltado para a inovação.

Uma consultoria organizacional é útil nesse momento, tanto para indicar as melhores soluções tecnológicas para as necessidades da empresa quanto para treinar funcionários e gerentes nos softwares especializados que vão acrescentar valor ao negócio.

Consultores que sejam especialistas tanto em negócios quanto na parte técnica do trabalho são capazes de encontrar soluções em softwares e ferramentas que podem direcionar melhor o esforço do time e potencializar os resultados.

Maior envolvimento dos funcionários

Investir na cultura organizacional traz uma série de benefícios para a empresa, mas um dos mais importantes é o maior envolvimento dos colaboradores no processo de tomada de decisões do negócio.

Em uma empresa com uma cultura positiva, os funcionários entendem melhor o seu papel na organização e sentem orgulho do que fazem. Naturalmente, vão se interessar mais pelos processos e decisões que podem afetar seus resultados.

Esse engajamento orgânico é sempre positivo, pois um colaborador mais envolvido é também mais produtivo e útil para a empresa. E a sua voz deve ser ouvida sempre na tomada de decisões, pois, como qualquer stakeholder, pode acrescentar uma visão única ao processo.

Muitas empresas sofrem com a falta de engajamento dos colaboradores ou com a incapacidade de alguns gestores de absorver e transformar esses feedbacks em valor. Em ambos os casos, uma consultoria organizacional pode indicar caminhos para uma cultura melhor na companhia.

Atração e retenção de talentos

Empresas reconhecidas por uma cultura organizacional forte e positiva são admiradas por todos. E quando um lugar tem esse tipo de reconhecimento, consegue atrair os melhores talentos do mercado — muitas vezes, o ambiente de trabalho pode pesar mais do que o salário na escolha desses profissionais.

Ter uma cultura organizacional forte também funciona para reter esses talentos. Colaboradores envolvidos, que admiram seus colegas, gestores e a própria organização enxergam também mais valor no trabalho que fazem e pensam duas vezes antes de aceitar uma proposta da concorrência.

Investir em uma consultoria pode indicar para a companhia quais os valores e técnicas que são importantes para esses talentos, fortalecendo a cultura e também a competitividade da empresa.

Como a cultura organizacional aumenta a produtividade

Como foi dito no começo do artigo, uma empresa pode ser definida pela sua cultura organizacional. Valores, comportamentos e o ambiente de trabalho são todos elementos fundamentais dessa cultura.

Mas os procedimentos e processos da empresa também fazem parte da sua cultura. E é por isso que quando ela é forte, positiva e envolvente, o resultado pode ser sentido também na produtividade da companhia.

Uma empresa que trata o trabalho de forma antiquada, sem abertura para novas ideias ou inovação, certamente terá produtividade inferior a uma concorrente em que a cultura organizacional é vibrante, os colaboradores são ouvidos e os processos constantemente renovados por eles.

E é claro que, além disso, o bem-estar causado pelo ambiente positivo impacta diretamente na produtividade. Pessoas infelizes produzem menos em qualquer tipo de trabalho, especialmente quando ele é uma das causas desta infelicidade.

Logo, investir em uma consultoria para deixar sua cultura organizacional melhor pode acarretar em uma transformação positiva em todos elementos da empresa, da satisfação dos colaboradores até a do cliente final.

E para se focar no que realmente interessa, é de se avaliar a terceirização de alguns serviços. 

A HCM Consulting possui uma equipe altamente capacitada e com experiência de mercado que você pode contar. Conheça agora o nosso serviço de Terceirização da Folha de pagamento  e garanta, também, a entrega dos dados para o eSocial de forma correta.

Gostou do artigo? Então deixe seu comentário abaixo e contribua com suas opiniões!

cta-blog

 

Sobre o autor

HCM

O Grupo HCM presta serviços atualmente em duas linhas de negócios: HCM Consulting e HCM Terceirização.

HCM Consulting: Serviço de consultoria, desenvolvimento, capacitação e desenho de processo no produto Totvs HCM – Linha Datasul. Além disso somos especialistas em eSocial tendo solução própria de Mensageria.

HCM Terceirização: Possuímos uma estrutura robusta para o processamento da folha de pagamento. Atendendo a todos os ERPs do mercado, garantimos o atendimento das obrigações legais e recolhimento dos tributos, incluindo principalmente as exigências do eSocial.

E vamos além, fornecemos uma completa tecnologia de acesso as informações através de ferramentas web que permitem que os gestores vejam os dados de sua equipe, como organograma, programação de férias, gestão do ponto, entre outros. O próprio colaborador tem acesso ao Envelope de Pagamento Digital, Informe de Rendimento, Solicitação de Férias e Banco de Horas.

Deixar comentário.

Share This