Gestão de Pessoas

Melhoria contínua de processos: entenda o papel da consultoria

Escrito por HCM

A melhoria contínua de processos é uma necessidade básica da empresa. Tudo está mudando e negócios que insistem em manter as mesmas práticas logo serão deixados para trás. Além disso, a falta de progresso resulta em ineficiência operacional, a longo prazo.

O problema é que muitos gestores não sabem bem por onde começar a mudança. Aí entra o papel da consultoria de negócios. Ela ajuda a identificar “gargalos”, redesenhar os processos de RH, definir objetivos desafiadores e implementar soluções inovadoras.

Pensando na importância do assunto, reunimos uma série de informações que vai fazer você entender o papel da consultoria na melhoria contínua de processos. Confira!

Identifica gargalos existentes

São considerados gargalos todos os obstáculos que impedem o alcance de bons resultados, por exemplo, a inexistência de processos de RH definidos, metodologias ou softwares ultrapassados e pessoas desmotivadas. O ideal é identificá-los, depois neutralizá-los e corrigi-los no dia a dia.

O método utilizado para identificar gargalos varia de acordo com cada consultoria e empresa monitorada. É possível usar as atuais métricas e indicadores de desempenho do RH, bem como outros métodos de análise causa-efeito nos atuais processos.

Propõe soluções criativas aos problemas

Após identificar o problema, a consultoria contribui propondo soluções. Ou melhor, ela diz “o que” e “como” deve ser feito para que melhores resultados sejam alcançados. Isso pode incluir a implementação de novas tecnologias ou o treinamento do time, por exemplo.

Esse é um importante passo à melhoria contínua. Afinal, novas ideias são o insumo da mudança, capaz de transformar o estado atual. Esse novo cenário é gerado em parceria com os profissionais da empresa, seja em reuniões tradicionais, seja por meio de brainstorming.

Concentra esforços para implementação de tecnologias

O mercado está mudando rapidamente. De acordo com a Deloitte, 56% das organizações estão reformulando seus processos para aproveitar ferramentas digitais na gestão de pessoas. Sem dúvida, boas tecnologias ajudam na melhoria contínua e no progresso da gestão de pessoas, beneficiando a toda companhia.  

É importante que a consultoria escolhida tenha profundo conhecimento sobre as novas tecnologias, facilitando sua implementação no dia a dia e na gestão de pessoas. Sendo assim, é possível modernizar o trabalho, contando com novos softwares para o benefício da empresa.

Desenvolve objetivos desafiadores

Até aqui, é possível observar que uma consultoria contribui para o diagnóstico, planejamento e execução, mas uma das suas principais tarefas é facilitar a criação de objetivos desafiadores para o futuro. É isso que realmente puxa a melhoria contínua.

Todo objetivo deve contar com 5 principais características, que são: específico, mensurável, atribuível, realizável e com tempo claramente definido. Como alguns objetivos são de longo prazo, é possível fragmentá-los em metas menores.

Visão externa mais ampla

Por fim, é preciso considerar que a consultoria pode oferecer uma visão externa mais ampla e treinada para o que acontece na empresa. A HCM Consulting presta consultoria para o desenvolvimento de soluções práticas, capacitações, desenho de processos e consultoria telefônica com know-how adquirido em treinamentos e trabalhos anteriores, assim como uma concepção mais imparcial da empresa. Portanto, oferece uma visão mais holística e estratégica à melhoria contínua dos processos de  gestão de pessoas.

Agora você entende o papel da consultoria na melhoria contínua de processos. Ela ajuda a identificar problemas, propõe soluções, implementa tecnologias de ponta e oferece uma visão mais sistêmica aos gestores. Assim, todo o negócio é beneficiado.

Aqui na HCM Consulting, nós temos consultores com mais de 30 anos de experiência em processos de pagadoria e gestão de pessoas, em projetos complexos e conhecimento profundo de produto.

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Sobre o autor

HCM

O Grupo HCM presta serviços atualmente em duas linhas de negócios: HCM Consulting e HCM Terceirização.

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