Dicas

Automação e RH: entenda o que precisa ser avaliado

Escrito por HCM

Você sabia que RH e automação têm tudo a ver? Com os avanços tecnológicos, softwares que tornam automáticos alguns processos (geralmente bastante dispendiosos) são cada vez mais utilizados pelas empresas. Essa tendência vem aumentando ano a ano, tornando as companhias que a utilizam cada vez mais competitivas.

Os benefícios da automação são inúmeros, começando pelo aumento da produtividade, pois torna as rotinas mais ágeis e menos burocráticas, até a redução de custos. Imagine ter uma ferramenta que selecione os candidatos que atendem aos pré-requisitos das vagas sem precisar ler milhares de pilhas de currículos que chegam, dia após dia!

Contudo, é preciso se atentar a alguns aspectos antes de realizar um processo de implantação. Para saber quais são eles, continue lendo este post!

Segurança

A segurança do software deve ser posta em primeiro lugar. Afinal, ele conterá informações importantes de todos os colaboradores e candidatos da sua empresa, tais como folhas de pagamento.

A pulverização desses dados é sinônimo de vazamento de estratégia. Além do que, a divulgação de dados pessoais, espontaneamente ou não, pode ter diversas implicações legais.

Adaptabilidade

É muito importante escolher ou desenvolver sistemas que não sejam muito engessados. Um software que se adapta a diferentes necessidades de um negócio é muito mais interessante do que um para cada processo existente, não é mesmo?

Um sistema de RH e automação deve atender desde o recrutamento e seleção até solicitação de férias. Deve, também, ter uma interface intuitiva para que haja uma aceitação maior da equipe.

Responsividade

Essa é a palavra da moda no mundo de desenvolvimento de aplicativos. Todo site ou aplicativo deve ser responsivo, ou seja, deve ser agradável aos olhos do usuário, independentemente do dispositivo que ele usa. Existem algumas empresas onde os funcionários conseguem solicitar férias por um aplicativo de celular. Simples e prático!

Custo-benefício

Para todo projeto a ser realizado dentro de uma empresa, é necessário analisar o custo-benefício. Comece elencando quantas pessoas são necessárias para realizar os processos que serão automatizados e, com isso, o custo de cada processo. Calcule quanto custará a implantação do software e veja se valerá a pena.

Porém, não se esqueça de avaliar benefícios que vão além dos custos, como uma equipe mais motivada e produtiva. Considere isso como um investimento!

Gestão de documentos

Sabemos que um dos maiores problemas em um departamento de RH é a quantidade de papel produzida diariamente. Um software que permita a digitalização desses documentos, aliado a uma boa organização e ao fácil acesso à informação, pode mudar muito a comunicação interna, evitando possíveis erros e prejuízos, além de facilitar a elaboração de relatórios.

Para aumentar a competitividade, a automação se faz cada vez mais necessária. Pelo menos os processos de admissão e demissão e a manutenção das informações dos colaboradores devem fazer parte da parceria entre RH e automação. Liberar funcionários de tarefas repetitivas e entediantes, realocando-os para outras funções é essencial para uma empresa continuar a crescer.

Gostou deste conteúdo? Então, leia esse artigo sobre como a integração de TI e RH pode melhorar a escalabilidade da sua empresa!

A HCM Consulting possui uma equipe altamente capacitada e com experiência de mercado que você pode confiar. Conheça agora o serviço de Terceirização da Folha de pagamento  e deixe que especialistas cuidem desta parte para você. 

Sobre o autor

HCM

O Grupo HCM presta serviços atualmente em duas linhas de negócios: HCM Consulting e HCM Terceirização.

HCM Consulting: Serviço de consultoria, desenvolvimento, capacitação e desenho de processo no produto Totvs HCM – Linha Datasul. Além disso somos especialistas em eSocial tendo solução própria de Mensageria.

HCM Terceirização: Possuímos uma estrutura robusta para o processamento da folha de pagamento. Atendendo a todos os ERPs do mercado, garantimos o atendimento das obrigações legais e recolhimento dos tributos, incluindo principalmente as exigências do eSocial.

E vamos além, fornecemos uma completa tecnologia de acesso as informações através de ferramentas web que permitem que os gestores vejam os dados de sua equipe, como organograma, programação de férias, gestão do ponto, entre outros. O próprio colaborador tem acesso ao Envelope de Pagamento Digital, Informe de Rendimento, Solicitação de Férias e Banco de Horas.

Deixar comentário.

Share This