Gestão de Pessoas

RH estratégico: saiba como a tecnologia pode te ajudar

Escrito por HCM

O mercado globalizado, guiado pela velocidade dos avanços tecnológicos, constantemente conectado à web e extremamente competitivo, é o cenário que todas as empresas enfrentam, seja qual for o porte ou o setor em que atuam. Para ter um RH estratégico, é preciso ficar atento a vários fatores que podem influenciar nos resultados.

Concorrentes são capazes de oferecer a mesma qualidade de seus produtos e os consumidores exigem cada vez mais agilidade e personalização. As empresas, portanto, enfrentam esse mercado desafiador desenvolvendo estratégias para se diferenciar e atrair clientes.

Entre os principais diferenciais competitivos nos quais as empresas investem mais recursos e esforços está o capital humano, ou seja, o time de colaboradores que é absolutamente único e impossível de ser copiado.

Para gerir de forma eficiente e extrair o melhor dos funcionários, as empresas agora demandam departamentos de RH estratégico, alinhados com as decisões da alta gestão e focados em desenvolver projetos que colaborem com os objetivos e as metas do negócio.

E a Tecnologia da Informação anda de braços dados com o RH estratégico para automatizar atividades burocráticas, otimizar demandas operacionais e fornecer dados ou indicadores sobre as equipes.

Sobra mais tempo, assim, para que os profissionais de gestão de pessoas trabalhem em atividades gerenciais, na análise de indicadores, no desenvolvimento de projetos de inovação e no endomarketing.

Veja, a seguir, alguns dos benefícios que a tecnologia pode trazer ao RH estratégico:

Tecnologia multitarefa no RH estratégico

Os sistemas e aplicativos da área de RH permitem que as empresas otimizem todos os processos relacionados à gestão de pessoas, desde o recrutamento e a seleção até treinamentos e capacitação, passando por avaliação de competências, plano e gestão de carreira, gestão de metas, remuneração, férias, entre tantos outros.

Por meio de soluções tecnológicas de fácil utilização, esses softwares dão toda a base para que as empresas desenvolvam uma gestão estratégica de seu time de colaboradores.

Há diversas opções de sistemas de RH no mercado, desde os mais simples e gratuitos, voltados para microempresas, até os mais completos e personalizados, utilizados pelas grandes organizações.

Há também diversas consultorias que oferecem soluções completas para os clientes, desde a estratégia de gestão de pessoas até o desenvolvimento da tecnologia necessária.

Indicadores sobre o time de funcionários

Quando a tecnologia é usada como base de todo o trabalho do RH estratégico, a empresa tem fácil acesso a diversos dados e gráficos sobre o time de colaboradores com os seguintes itens:

  • Quantidade de funcionários;
  • Banco de horas;
  • Salários por função;
  • Média de turnover;
  • Departamentos com maior turnover;
  • Absenteísmo.

Com esses e outros tantos indicadores, o departamento de RH estratégico terá números suficientes para apresentar à diretoria e tomar decisões que corrijam os pontos de atenção da empresa, melhorando a produtividade dos funcionários.

Avaliação de competências e desempenho

É de responsabilidade da área de gestão de pessoas desenvolver as políticas de avaliação de desempenho 360º e de competências dos funcionários. E esses processos só obtêm êxito se conseguem alta adesão dos colaboradores.

A forma mais provável de se ter sucesso é contando com sistemas amigáveis e atrativos, que convidem os colaboradores a fazerem a autoavaliação e também a analisarem seus pares, clientes internos e gestores de forma fácil e até divertida.

A tecnologia, mais uma vez, entra em cena para ajudar o RH estratégico a gerir as pessoas, de modo a extrair o melhor delas, tanto para a empresa quanto para suas carreiras.

Comunicação ágil com a web e a intranet

Colaboradores engajados são colaboradores informados, que sabem onde a empresa está, para onde quer ir e qual o papel de cada um dos funcionários no alcance dos objetivos e do sucesso do todo.

E não há forma mais eficiente e ágil de manter todo o time alinhado às principais informações e notícias sobre a organização do que com uma boa intranet.

Hoje, com o constante avanço tecnológico, as empresas podem ter verdadeiras redes sociais internas, onde o departamento de comunicação atualiza constantemente as informações mais relevantes e os colaboradores podem interagir com essas publicações através de comentários, recomendações, curtidas, etc.

Não se esqueça de que o engajamento dos funcionários com o conteúdo empresarial compartilhado também fornece indicadores de quais são os assuntos mais populares entre as equipes.

Universidade corporativa online

Colaboradores engajados e RHs estratégicos também buscam aprimoramento constante. Então, toda a política de treinamentos da companhia pode ser gerida por uma plataforma online, onde os funcionários fazem login para realizar treinamentos e testes.

Essa plataforma pode estar integrada à de avaliação de competências e gestão de carreira, para que o colaborador tenha uma visão completa dos conhecimentos e cursos que precisa ter para ser promovido ou mudar de área.

Os gestores de RH podem gerar relatórios sobre os treinamentos mais realizados, as áreas que precisam de mais estímulo e os cursos com menor índice de notas boas.

Flexibilidade na jornada de trabalho

O home office é cada vez mais comum nas empresas. Essa prática vem sendo encarada como um verdadeiro benefício, devido à praticidade e à comodidade que oferece aos funcionários (que ficam ainda mais motivados).

Com os sistemas online que podem ser acessados remotamente, de acordo com o nível de permissão de cada colaborador, e também com as videoconferências, as organizações podem otimizar a gestão de equipes externas e em home office.

Atividades otimizadas no dia a dia

Como se já não impactasse positivamente em muitas frentes de trabalho da gestão de pessoas, a tecnologia aliada ao trabalho do RH ainda permite tornar mais prática e ágil a gestão das demandas do dia a dia.

O colaborador não precisa mais telefonar ou trocar alguns e-mails com os funcionários do RH para resolver algum problema, por exemplo. Basta abrir um pedido no sistema e acompanhar o status dele.

O sistema avisará a pessoa responsável dentro do departamento para que tome as providências e dê retorno ao colega que fez a solicitação. Tudo muito mais prático, sem a necessidade de troca de e-mails ou documentos.

Poderíamos seguir listando muitos benefícios de enxergar na tecnologia a principal aliada para que a gestão de pessoas possa focar seus esforços em uma gestão estratégica. Assim, o setor de RH contribuirá muito mais com os resultados da empresa e com o sucesso do negócio em um mercado tão voraz como esse que presenciamos hoje em dia.

Agora que você possui motivos suficientes para desenvolver e implantar soluções tecnológicas para o RH estratégico de sua empresa, A HCM Consulting possui uma equipe altamente capacitada e com experiência de mercado que você pode contar para cuidar da sua folha.  Conheça agora o nosso serviço de Terceirização da Folha de pagamento  e garanta, também, a entrega dos dados para o eSocial de forma correta.

Além de terceirização, a HCM Consulting presta consultoria externa (no ambiente do cliente) e interna (acesso remoto), desenvolvimento de soluções práticas, capacitações, desenho de processos e consultoria telefônica para usuários dos módulos do produto Totvs HCM – Linha Datasul®.

Precisa de consultoria? Clique no botão ↴ 

cta-blog

Sobre o autor

HCM

O Grupo HCM presta serviços atualmente em duas linhas de negócios: HCM Consulting e HCM Terceirização.

HCM Consulting: Serviço de consultoria, desenvolvimento, capacitação e desenho de processo no produto Totvs HCM – Linha Datasul. Além disso somos especialistas em eSocial tendo solução própria de Mensageria.

HCM Terceirização: Possuímos uma estrutura robusta para o processamento da folha de pagamento. Atendendo a todos os ERPs do mercado, garantimos o atendimento das obrigações legais e recolhimento dos tributos, incluindo principalmente as exigências do eSocial.

E vamos além, fornecemos uma completa tecnologia de acesso as informações através de ferramentas web que permitem que os gestores vejam os dados de sua equipe, como organograma, programação de férias, gestão do ponto, entre outros. O próprio colaborador tem acesso ao Envelope de Pagamento Digital, Informe de Rendimento, Solicitação de Férias e Banco de Horas.

Deixar comentário.

Share This