eSocial Gestão de Pessoas

ROI: como a terceirização da folha de pagamento pode ajudar na redução de custos e riscos da sua empresa?

Foi-se o tempo em que a área de Recursos Humanos de uma empresa não precisava mostrar resultados em números concretos: hoje em dia, há formas de mensurar quase todo o tipo de estratégias e atividades desenvolvidas por esse departamento.

Dentre os indicadores de RH – os números que o setor usa para medir a performance e a produtividade da equipe, o planejamento financeiro e outras métricas importantes para o negócio -, um dos destaques é o retorno sobre o investimento (ROI ou return on investment, em inglês), também conhecido como ROI.

O ROI em Recursos Humanos é muito utilizado em empresas para avaliar como está o desempenho de determinado projeto ou processo em relação ao investimento financeiro que foi feito nele. E, nesse sentido, um dos pontos mais importantes é a terceirização da folha de pagamento.

Mas, como se dá isso? Para explicarmos, elencamos algumas questões comuns a respeito do ROI em Recursos Humanos, por que o RH deve estar focado nele, e por que a terceirização da folha de pagamento pode ser um bom investimento para sua empresa. Acompanhe!

Qual é mudança de mentalidade necessária para fazer do departamento de RH um gerador de valor dentro da empresa?

Esse é um dos pontos de partida para esta mudança. Para começar, é preciso que a área de RH tenha em mente que ela precisa ter foco estratégico.

Em outras palavras, o departamento precisa ser um gerador de resultado, e não apenas de despesas dentro do negócio. Entre outras coisas, isso significa estar alinhado à evolução tecnológica para extrair o máximo dos recursos disponíveis; precisa ser um agente de transformação dentro da empresa.

Para se ter uma ideia, um dos grandes problemas atualmente do setor de RH é a quantidade de tempo usada para a realização de atividades burocráticas, o que prejudica o foco na gestão de pessoas. Gestão de benefícios corporativos, de férias, de pagamento e de ponto são alguns dos gargalos que mais atrapalham os profissionais de Recursos Humanos e os tiram de suas prioridades estratégicas.

Sendo assim, o ponto é: é necessário desburocratizar a área e torná-la mais estratégica, com foco em redução de custos, atendimento à legislação e fazer mais com menos pessoas.

Isso significa que os departamentos de RH devem se aproximar dos departamentos de Finanças?

Sim. Ao tornar seu RH mais estratégico, é natural – e recomendado – essa aproximação com o departamento de Finanças, pois isso permite identificar e entender as relações entre as métricas de RH (como custo por contratação, nível de satisfação, taxa de rotatividade) e indicadores financeiros (EBITDA, Lucro Operacional, Receita Líquida etc.) e como impactam uns aos outros.

Isso não apenas organiza e impulsiona o retorno da empresa, mas também pode ajudar o próprio setor de Recursos Humanos a se tornar mais prestigiado internamente.

Quais soluções podem ser usadas para ter um departamento de RH focado em estratégia e gestão?

Uma tendência cada vez mais em voga entre os departamentos de RH é a automação de processos, justamente para desburocratizar a área e torná-la mais ágil e menos dependente de processos mecânicos. Sendo assim, a contratação de softwares de gestão e controle de Departamento Pessoal podem ser boas medidas neste sentido.

Outro aspecto é contratar especialistas para execução de atividades operacionais que estejam em sintonia com as mudanças da legislação. Isso tornará o processo muito mais rápido e eficiente.

E, é claro, a terceirização de alguns processos, como a terceirização da folha de pagamento, como citamos acima.

Qual é o impacto da folha de pagamento no custo real do RH?

Infelizmente, o custo da folha de pagamento no RH é alto e não agrega. Cada vez mais, as empresas precisam fazer todo o seu trabalho com a equipe reduzida e, por isso, organizações que terceirizam esse serviço são não apenas uma tendência de mercado, como também uma ótima possibilidade de redução de custos.

Como a terceirização da folha de pagamento pode ajudar na redução de custos e riscos?

Além de dividir a responsabilidade com uma consultoria com expertise nesse assunto, tornando todo o processo da folha de pagamento mais ágil, é possível direcionar a equipe para outras atividades do setor ou mesmo da organização.

E isso ocorre não apenas para as grandes empresas, mas principalmente para as pequenas e médias: você já parou para pensar no tempo e nos custos de uma organização com recursos limitados para processar a folha de pagamento de cada período, imprimir, assinar e distribuir os holerites de pagamento para cada funcionário?

Além disso, há os custos dos funcionários que realizam esta tarefa, um software para isso, treinamento, suporte, geração e envio de CAGED, geração de GPS… No fim, os custos para contratação de uma empresa terceirizada especializada em Recursos Humanos e folha de pagamento acabam sendo bem menores.

Quando se trata de folha de pagamento, há também a questão da prevenção de riscos. Por exemplo, há sempre o perigo de que algum colaborador da sua empresa compartilhe informações – por exemplo, seu salário – com outros colegas da companhia, criando uma situação desconfortável no local de trabalho. A terceirização da folha de pagamento evita esse tipo de situação.

Quais seriam os benefícios a longo prazo da terceirização da folha de pagamento?

Entre as vantagens a longo prazo, podemos citar:

Foco estratégico no seu negócio

Mesmo que você já tenha um tempo e uma equipe reservada para processar a folha de pagamento, erros e infrações nesse aspecto são comuns. Assim, você terá que mobilizar essa equipe por um tempo extra ou até alocar mais pessoas para esta atividade. Com a terceirização, a equipe responsável pode ser direcionada para atividades que gerem mais retorno.

Retorno financeiro

Uma vez terceirizando e automatizando os processos, reduz-se o tempo para executar tarefas manuais, que exige tempo e expertise de um profissional.

Garantia de atualização legal e segurança das informações

Outra razão para terceirizar a folha de pagamento é a garantia de que a empresa terceirizada tem acesso a conhecimentos especializados na legislação trabalhista e de que os dados são lançados de acordo com as novas regras do eSocial.

Estes são apenas alguns dos benefícios de terceirizar a folha de pagamento. Se quiser calcular o ROI que sua empresa terá ao implantar a Terceirização da Folha de Pagamento, solicite para o Grupo HCM, é gratuito! E para descobrir como o Grupo HCM pode ajudar sua empresa neste processo, fale agora com um de nossos especialistas!

Sobre o autor

Time de Terceirizacao

Possuímos uma estrutura robusta para o processamento da folha de pagamento. Atendendo a todos os ERPs do mercado, garantimos o amparo das obrigações legais e o recolhimento dos tributos, incluindo principalmente as exigências do eSocial.

E vamos além, fornecemos uma completa tecnologia de acesso as informações através de ferramentas web que permitem que os gestores vejam os dados de sua equipe, como organograma, programação de férias, gestão do ponto, entre outros. O próprio colaborador tem acesso ao Envelope de Pagamento Digital, Informe de Rendimento, Solicitação de Férias e Banco de Horas.

Deixar comentário.

Share This