Tecnologia

Storytelling: gestor de TI conta histórias que ensinam

Escrito por HCM

Confira histórias reais sobre o dia a dia de gestores e líderes (tomadores de decisão) da área de TI.

Escolhemos manter a privacidade das pessoas e das empresas, utilizando nomes fictícios aos personagens. Mas temos certeza que você se identificará com alguns casos, como esse que contaremos.

Confira a história a seguir, contada por um gestor de TI, espero que lhe inspire!

Há 8 anos Barbosa é diretor de TI de uma grande empresa de Logística que conta hoje com 2320 funcionários. Mensalmente, todos os diretores e gerentes participam de reuniões para definições estratégicas da CIA, onde aumentar EBITDA, gerar caixa e reduzir carga tributária são assuntos que sempre estão em voga nessas reuniões.

Até aí tudo bem, mas o grande e repetitivo problema que assolava esses encontros era o tal ERP e ainda a consultoria que atendia tanto a área do Barbosa quanto a área do Romeu, o RH.

Imagine que você é o Barbosa e trabalha com um ERP e uma consultoria que hoje já não atende mais a todas as demandas e exigências das áreas, foram tantas conversas na tentativa de melhorar os processos e o desgaste chegou a um ponto tão grande que as empresas e consultorias que apareciam dizendo que iriam resolver todos os problemas da cia já não eram mais levadas a sério.

Foi quando decidiram mudar de ERP, nessa época Barbosa foi contra a mudança, não pela mudança em si, mas pela má escolha da nova solução, pois já havia estudado o mercado e amigos de profissão não tinham passado boas recomendações sobre ela.

Dito e feito, foram 2 anos desde a implantação até a decisão de voltar para a antiga solução que tinha lá seus defeitos, mas não tantos quanto esta.

Era um grande alívio, os diretores mesmo voltando para a ferramenta antiga estavam felizes pois agora precisavam apenas buscar no mercado uma consultoria que pudesse ajudá-los a deixar o ERP do jeito que precisavam, foi quando Romeu comentou com Barbosa que uma colega de profissão havia lhe indicado uma consultoria parceira que fez muitas melhorias na empresa em que ela trabalhava, essa empresa tinha um cenário um pouco diferente, era também um pouco menor e a consultoria indicada por ela tinha cerca de 1 ano de mercado.

Era um risco, mas como não arriscar quando as alternativas analisadas não resolviam os problemas?

Então o Grupo HCM foi chamado para uma conversa com a diretoria, o saldo da reunião foi bastante positivo, todos ficaram muito animados e até aliviados, pois mesmo com pouco tempo de existência o Grupo já tinha grandes casos de sucesso em empresas até maiores que a deles.

Na mesma semana, Romeu e Barbosa almoçaram com dois clientes referência do Grupo HCM e logo após esses encontros eles não tinham mais dúvidas sobre a parceria.

Foi e está sendo um sucesso: hoje todas as áreas utilizam o serviço e depois de 2 anos trabalhando em parceria, o Grupo HCM além dos ajustes de processos e da estabilização dos módulos de pagadoria (folha de pagamento, férias e rescisões, benefícios e controle de frequência), foram implantados os módulos de Cargos e Salários, Habilidades e Competências, Desenvolvimento de Pessoal, Administração de Treinamentos, Orçamento de Pessoal e Recrutamento e Seleção para apoiar na gestão das diretrizes organizacionais da CIA.

Com a chegada do eSocial, Barbosa novamente chamou o Grupo HCM para verificar como passariam por todo o processo sem desgastes. Foi quando surgiu a ideia de implantar um BI especialmente para eles.

Hoje o BI conta com 140 indicadores demográficos, financeiros e de desempenho para fortalecer e ajudar no direcionamento da Cia, onde alguns dos indicadores são horas extras, mão de obra, absenteísmo, horas in itinere, faltas, intervalos intrajornada e interjornada, turnover e outros.

Agora, todas as áreas da empresa são estudadas separadamente e caso alguma delas esteja com dificuldades, o corpo diretivo junto a presidência conseguem visualizar rapidamente, já solucioná-los e por fim evitar sanções por não cumprir a legislação monitorada pelo eSocial.

Essa história apresenta apenas um dentre os inúmeros CASOS REAIS que várias empresas que prestamos o serviço de consultoria sofrem diariamente.

Esperamos que esse material possa beneficiar você e sua equipe e, com isso, evitar perdas antes desconhecidas, proporcionando o próximo passo que seria a geração de valor para sua empresa.

 

QUEM SOMOS

Com quase uma década de existência, somos especialistas em soluções para gestão de pessoas, aliando criatividade, conhecimento de negócio, tecnologia da informação e legislação para aumentar a competitividade e a eficiência de nossos clientes.

O Grupo HCM presta serviços atualmente em duas linhas de negócios: HCM Terceirização e HCM Consulting.

HCM Terceirização: Possuímos uma estrutura robusta para o processamento da folha de pagamento. Atendendo a todos os ERPs do mercado, garantimos o atendimento das obrigações legais e recolhimento dos tributos, incluindo principalmente as exigências do eSocial.

E vamos além, fornecemos uma completa tecnologia de acesso as informações através de ferramentas web que permitem que os gestores vejam os dados de sua equipe, como organograma, programação de férias, gestão do ponto, entre outros. O próprio colaborador tem acesso ao Envelope de Pagamento Digital, Informe de Rendimento, Solicitação de Férias e Banco de Horas.

HCM Consulting: Serviço de consultoria, desenvolvimento, capacitação e desenho de processo no produto Totvs HCM – Linha Datasul®. Além disso somos especialistas em eSocial tendo solução própria de Mensageria.

Qual o seu principal desafio? Aproveite e agende uma conversa gratuita.

Entre em contato

Confira outros conteúdos no nosso Blog!

Storytelling: gestor de RH conta histórias que ensinam

Quais documentos sua empresa precisa para estar em conformidade com o eSocial?

ROI: como a terceirização da folha de pagamento pode ajudar na redução de custos e riscos da sua empresa?

Sobre o autor

HCM

O Grupo HCM presta serviços atualmente em duas linhas de negócios: HCM Consulting e HCM Terceirização.

HCM Consulting: Serviço de consultoria, desenvolvimento, capacitação e desenho de processo no produto Totvs HCM – Linha Datasul. Além disso somos especialistas em eSocial tendo solução própria de Mensageria.

HCM Terceirização: Possuímos uma estrutura robusta para o processamento da folha de pagamento. Atendendo a todos os ERPs do mercado, garantimos o atendimento das obrigações legais e recolhimento dos tributos, incluindo principalmente as exigências do eSocial.

E vamos além, fornecemos uma completa tecnologia de acesso as informações através de ferramentas web que permitem que os gestores vejam os dados de sua equipe, como organograma, programação de férias, gestão do ponto, entre outros. O próprio colaborador tem acesso ao Envelope de Pagamento Digital, Informe de Rendimento, Solicitação de Férias e Banco de Horas.

Deixar comentário.

Share This