Gestão de Pessoas

Treinamento e capacitação: invista na melhoria contínua do time

Escrito por HCM

Em primeira e última instância, administrar uma empresa é sempre administrar pessoas, pois são elas que administrarão os demais recursos da organização. Então ter as melhores pessoas é a base para uma boa administração e, para ter os melhores profissionais, é indispensável investir em treinamento e capacitação.

Afinal, em um contexto organizacional volátil, incerto, complexo e ambíguo os colaboradores precisam constantemente se adaptar às novas tecnologias e mudanças do mercado e da empresa.

Ainda não está convencido? Ao longo deste artigo, você verá quais as diferenças entre treinamento e capacitação e as vantagens de implementar programas de desenvolvimento profissional na sua empresa. Confira!

O que são os treinamentos corporativos?

O primeiro ponto que precisamos esclarecer é que, apesar de ambos serem fundamentais para o desenvolvimento da sua empresa, treinamento e capacitação não são sinônimos.

O treinamento está relacionado ao desenvolvimento de habilidades que o profissional precisa para executar as atividades do seu cargo atual. Muitas vezes o empregado já até executa a atividade que é tema do treinamento, mas pode executá-la de forma mais veloz, produtiva e segura, por meio de processos mais eficientes ou incorporando uma nova tecnologia.

Ele visa justamente a apresentar ao funcionário essas novas técnicas e processos de execução.

O que é a capacitação profissional?

Enquanto o treinamento foca nas atividades atuais, a capacitação pensa em um cenário futuro e nos resultados de longo prazo, fortalecendo as características psicológicas do funcionário e, muitas vezes, preparando-o para assumir uma posição superior à atual.

Esse tipo de capacitação é muito comum nos programas de formação de gerentes, por exemplo.

Quais as vantagens de investir em treinamento e capacitação?

Ao incorporar esses dois tipos de evento nas suas estratégias de recursos humanos, será possível identificar uma série de melhorias de curto e longo prazo nos indicadores organizacionais. Confira algumas delas:

Aumento da produtividade

A começar pelo aumento da produtividade, afinal, ciente das melhores tecnologias e processos, o colaborador pode entregar mais resultado para organização.

Além disso, com treinamentos que favorecem seu desenvolvimento individual, ele se sente muito mais empenhado a entregar valor para a empresa.

Redução do turnover

Mais motivado e capacitado para executar seu trabalho, o funcionário verá muito mais valor na corporação e se sentirá menos atraído por propostas de outras empresas.

Com isso você reduzirá — e muito — os custos com recrutamento de novos profissionais.

Facilidade de recrutamento

Os treinamentos ainda são uma recompensa importante para você anunciar em seu processo de recrutamento e seleção.

Assim você poderá contar com um banco de currículos mais rico, com profissionais adequados à maioria das oportunidades que você pretende anunciar.

Fortalecimento da cultura organizacional

Por fim, os treinamentos e programas de capacitação internos tendem a aproximar os colaboradores da empresa, otimizando a comunicação para execução das atividades e favorecendo o intercâmbio de conhecimento entre os funcionários.

Ao fim deste artigo, você deve ter percebido que os treinamentos e qualificações são fundamentais para o crescimento e sobrevivência da sua empresa e podem se tornar um grande diferencial na hora de recrutar bons colaboradores.

Então, para se focar no que realmente interessa, é de se avaliar a terceirização de alguns serviços. 

A HCM Consulting possui uma equipe altamente capacitada e com experiência de mercado que você pode contar. Conheça agora o nosso serviço de Terceirização da Folha de pagamento  e garanta, também, a entrega dos dados para o eSocial de forma correta.

Sobre o autor

HCM

O Grupo HCM presta serviços atualmente em duas linhas de negócios: HCM Consulting e HCM Terceirização.

HCM Consulting: Serviço de consultoria, desenvolvimento, capacitação e desenho de processo no produto Totvs HCM – Linha Datasul. Além disso somos especialistas em eSocial tendo solução própria de Mensageria.

HCM Terceirização: Possuímos uma estrutura robusta para o processamento da folha de pagamento. Atendendo a todos os ERPs do mercado, garantimos o atendimento das obrigações legais e recolhimento dos tributos, incluindo principalmente as exigências do eSocial.

E vamos além, fornecemos uma completa tecnologia de acesso as informações através de ferramentas web que permitem que os gestores vejam os dados de sua equipe, como organograma, programação de férias, gestão do ponto, entre outros. O próprio colaborador tem acesso ao Envelope de Pagamento Digital, Informe de Rendimento, Solicitação de Férias e Banco de Horas.

Deixar comentário.

Share This