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A área de RH sempre foi e continuará sendo, sem exceção, o ponto focal das empresas. Mas por que então, ainda em 2023 temos pesquisas que mostram o contrário?

De acordo com o estudo global Modelos Operacionais de RH, da Mercer, apenas 4% das equipes de Recursos Humanos acreditam oferecer a melhor experiência, mas somente 58% das empresas estão redesenhando a função para se tornarem mais centradas nas pessoas.

O estudo aponta que as empresas estão em um momento de muita instabilidade e transformação e são três os maiores obstáculos que fazem com que grande parte dos RHs ainda não consigam atuar de forma efetiva na criação de valor para as organizações e colaboradores.

  • Não utilização plena do Modelo Federado, modelo proposto por David Ulrich no final dos anos 90, que tem sido a referência para construção de Modelos de Recursos Humanos. Só que, ainda hoje, apenas 1/3 das organizações pesquisadas tem o Modelo implementado em seus 3 pilares (CSC, COE e BP), e 34% das organizações não conseguiram implementar um modelo de governança adequado para gestão do Modelo;
  • Utilização limitada da tecnologia disponível, pois 65% dos líderes de Recursos Humanos não acham que o RH é atendido de forma adequada pela tecnologia, menos de 20% possuem e utilizam com frequência aplicativos móveis para a gestores e colaboradores acessarem o RH e metade das empresas ainda não tem planos de utilizar IA/Machine Learning para nas ações de RH;
  • Limitação de competências estratégicas nas equipes de Recursos Humanos, onde 43% das pessoas de RH desejam deixar seu emprego atual, e 36% dos RHs dizem sentir-se frustrados durante o seu dia a dia.

Refletindo sobre como avançar e superar esses obstáculos:

Modelo Federado
RHs de alta performance são construídos a partir da JORNADA DO CLIENTE, operam no MODELO FEDERADO e têm como características principais:

1 – Entregar EXPERIÊNCIAS com usabilidade e eficiência
2 – INOVAR com impacto e agilidade
3 – INFLUENCIAR a transformação do negócio

Tecnologia
Integração de tecnologias, automação de processos, gestão de dados e utilização de plataformas de descentralização são fundamentais para o ganho de eficiência e agilidade no RH, afinal o papel estratégico do RH ainda não explora todo o seu potencial.

Competências
Times de RH de alta performance são MULTIFUNCIONAIS, entendem do NEGÓCIO e trabalham como equipes ÁGEIS.

Pesquisa Mercer de mercado

Sabemos que a área de Recursos Humanos necessita aprimorar a forma como interage e trabalha em conjunto, tornando-se uma verdadeira equipe.

Para isso, é fundamental estabelecer e aperfeiçoar constantemente um modelo de gestão de Recursos Humanos eficiente, que seja ágil e sustentável, com investimentos direcionados ao desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, a fim de criar trajetórias profissionais mais adequadas dentro do próprio setor.

Além disso, é importante adotar um modelo de aprendizagem contínuo, com o objetivo de promover o crescimento e desenvolvimento do talento interno de Recursos Humanos.

Diante dos fatos que apresentamos, não é difícil perceber que uma consultoria especializada apresentará a melhor solução, não é mesmo?

Afinal, os profissionais estão acostumados a “pensar fora da caixa”, conseguindo identificar problemas e pontos de melhoria que, muitas vezes, quem está inserido nos processos não é capaz de perceber.

Nós do Grupo HCM nos orgulhamos em ser a maior consultoria especializada em RH para a Linha Datasul no Brasil, nossa experiência de mais de 13 anos de história, junto com mais de 300 empresas proporciona aos nossos clientes as melhores práticas de mercado junto aos conhecimentos de tecnologia, processo, negócio e sistema.

Quer saber como podemos ajudar você e sua empresa a serem mais estratégicos no dia a dia?
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